A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 8 de janeiro

Santo do dia 8 de janeiro | Celebrando a Vida dos Santos da Igreja
 
 

Santo do Dia 8 de janeiro: Celebrando a Vida dos Santos da Igreja

 
Todos os dias, a Igreja Católica homenageia um santo ou beato que se destacou por sua fé, dedicação e amor a Deus. O Santo do Dia é uma oportunidade para os fiéis conhecerem melhor a história da Igreja e se inspirarem no testemunho desses homens e mulheres que viveram segundo os ensinamentos de Cristo.
 

O Significado do Santo do Dia

 
A celebração do Santo do Dia é uma tradição da Igreja que nos ajuda a recordar a vida daqueles que foram exemplos de fé e santidade. Os santos podem ter sido mártires que morreram defendendo sua fé, missionários que espalharam o Evangelho ou pessoas comuns que, com simplicidade, viveram em profunda comunhão com Deus.
 
Conhecer a história de cada santo nos inspira a viver com mais amor, paciência e esperança, além de nos lembrar que todos somos chamados à santidade.
 

Por Que Celebramos os Santos?

 
Os santos são modelos de vida cristã. Suas histórias mostram que, independentemente das dificuldades, é possível viver segundo a vontade de Deus. Além disso, os fiéis costumam pedir a intercessão dos santos, pois acreditam que eles estão próximos de Deus e podem interceder por nossas necessidades.
 
Acompanhar o Santo do Dia é uma maneira de fortalecer nossa caminhada espiritual e aprender com aqueles que dedicaram suas vidas ao serviço de Deus. Que possamos seguir seus exemplos e buscar, a cada dia, viver com mais amor, fé e esperança!
 
🙏 Que o Santo do Dia de hoje interceda por nós e nos inspire a viver segundo a vontade de Deus!
 
Nascido em uma nobre família romana da Nórica, hoje Áustria (séc. V), Severino viveu de modo austero, com esmolas e jejuns, unindo a ação à contemplação. Impressionados pela sua santidade, era ouvido por poderosos e até bárbaros. Fundou mosteiros, socorreu os pobres, defendeu aldeias dos bárbaros.  
Lourenço, primeiro Patriarca de Veneza, desde 1451, foi um grande reformador da Igreja, não com sermões, mas com a pena e o exemplo. Nobre de nascimento, não hesitou em pedir esmolas, com saio e alforje, chamando este seu gesto de "vitória sobre si mesmo". Foi canonizado por Alexandre VIII, em 1690.  

Calendário Litúrgico

8 de janeiro: Quarta-feira depois da Epifania

Leituras e Evangelho de Hoje

1ª Leitura: 1Jo 4,11-18
Salmo Responsorial: Sl 71(72),1-2. 10-11. 12-13 (R. Cf. 11)
Evangelho: Mc 6,45-52

Cor Litúrgica: Branco

Reflexão

  • Não quero (…) desconfiar da bondade de Deus, por mais fraco e frágil me sinta. Além disso, se por causa do medo e do espanto visse que estou prestes a ceder, lembrar-me-ei de São Pedro, quando, devido à sua pouca fé, começou a afundarse por causa de uma única rajada de vento, e farei o que ele fez. Clamarei a Cristo: Senhor, salva-me (Santo Tomás More)

  • [Hoje em dia] Deus pode agir na esfera espiritual, mas não na matéria. Isto atrapalha-nos! Se Deus não tem poder também sobre a matéria, entao ele não é Deus (Bento XVI)

  • Nada existe que não deva a sua existência a Deus Criador: O mundo começou quando foi tirado do nada pela Palavra de Deus: todos os seres existentes, toda a Natureza, toda a história humana radicam neste acontecimento primordial: é a própria génese, pela qual o mundo foi constituído e o tempo começado (Catecismo da Igreja Católica, nº 338)

  • 📖 Evangelho do Dia
    🙏 Laudes
    📅 Calendário Litúrgico